segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SENHOR DO BONFIM REGISTRA PRIMEIRO CASO DE MICROCEFALIA LIGADO AO VÍRUS ZICA




O município de Senhor do Bonfim, registrou seu primeiro caso de microcefalia. De acordo com informações de uma profissional de saúde do município, informou ao site F7 Notícias, que a mãe da criança deu entrada no Hospital Dom Antônio Monteiro na madrugada deste sábado (30), para o trabalho de parto e após todo o procedimento foi constatado os primeiros índices da microcefalia na criança.



A equipe do hospital não quis se pronunciar, mas confirma que o caso esta ligado ao vírus zica e na próxima semana estará repassando informações sobre o caso e o estado de saúde do bebê.


No mês de dezembro de 2015, um outro caso confirmado de microcefalia foi registrado no município de Campo Formoso, à 23 km de Senhor do Bonfim.



Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.


Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.



Causas


Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância. A microcefalia pode ser genética. Algumas outras causas da microcefalia são:


Malformações do sistema nervoso centralDiminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebêExposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidezDesnutrição grave na gestaçãoFenilcetonúria maternaRubéola congênita na gravidezToxoplasmose congênita na gravidezInfecção congênita por citomegalovírus.

O Ministério da Saúde confirmou recentemente a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país em 2015. A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Por se tratar de algo novo, não descrito anteriormente na literatura médica, ainda não se sabe exatamente como funciona a relação entre os problemas.


De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre microcefalia e o Zika vírus devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.


Redação F7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário