quinta-feira, 29 de outubro de 2015

EPIDEMIA DE CHIKUNGUNYA MOVIMENTA PLANTÕES DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITIÚBA





Na última sexta-feira (23), uma equipe da TV Bahia afiliada a Rede Globo, esteve em Itiúba gravando uma matéria sobre o surto de Chikungunya que assola a cidade.

Veja a matéria:



Mais de 60% dos moradores de Itiúba já apresentaram os sintomas característicos das doenças que são bastante semelhantes, como febre alta acompanhada de dor de cabeça, dor muito forte nas articulações que até mesmo impede os movimentos. As doenças são causadas pelo mosquitoAedes Aegypti, algumas pessoas que contraíram o vírus a mais de um mês, voltam ao hospital sentindo dores nas articulações, além dos novos casos que chegam a toda hora na unidade deixando os plantões bastante movimentados.



Tratamento

Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.


Prevenção

Não existe vacina contra febre chikungunya. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.



Portal Itiúba.Net | Com Tel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário